Fadas de Luz


Meu blog de pinturas e artesanato


sexta-feira, junho 03, 2011

Oxum

                                                Oxum

Oxum é um Orixá feminino da nação Ijexá, adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras. É o Orixá das águas doces dos rios ecachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza. Em Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de "Senhora do Ouro", que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.


Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais. Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.





2 comentários:

  1. ola fadinha ,
    depois de tantos problemas com "google" sem poder deixar comentarios e outras coisas mais..... aqui estou finalmente para poder admirar os seus trabalhos e desejar uma linda semana .Beijos mil.

    ResponderExcluir
  2. O Google já está cansando a paciência da gente.O pior é que acontece no susto. Eu não consigo mais visualizar os blogs que eu sigo, enfim, paciência.
    Seu blog está um encanto. Sinto-me uma criança viajando em sonhos quando encontro sua turminha.
    Um beijo grande e linda semana.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu blog. Fico muito feliz. Beijos